Li nos objectivos de determinada instituição de saúde o seguinte..."pretende ser reconhecido pelos níveis técnicos e humanizados dos
cuidados de saúde que presta, pela excelência da organização aberta, ágil e eficiente, e
pelo espírito de grupo manifestado nas equipas multi disciplinares, competentes e com
elevada auto estima."
Ora bem, eu nem sei como vos vou dizer isto...mas aqui vai... esta frase está nos objectivos propostos por esse Centro para o SIADAP!
Fiquei no mínimo abismada com a grandeza de tal objectivo! Será que me podiam esclarecer determinada expressões que não consigo alcançar...
- Organização aberta? Estamos a falar de que abertura? A que proíbe iniciativas espontâneas de convivio?
- Espírito de grupo manifestado nas equipas multi disciplinares? É verdade que existe espírito de grupo nas equipas, mas nunca se percebeu que era fruto de diligências do Concelho de Administração.
- Elevada auto estima?Agora a sério... Vamos lá explicar o conceito e analisar...
«Auto-estima é a opinião e o sentimento que cada um tem por si mesmo. É ter consciência de seu valor pessoal, acreditar, respeitar e confiar em si.»
As pessoas conseguem ter um bom grau de auto-estima quando têm uma consciência real do seu valor e têm confiança em si mesmas. Não têm constrangimento de manifestar a sua opinião porque não têm medo de a manifestar.
É tão bom saber que existem, ainda, instituições assim, que se preocupam com a auto-estima dos seus trabalhadores, que se esforçam por estar abertos ás iniciativas dos seus trabalhadores, porque estão conscientes e seguros da sua competência e do seu valor profissional!
DEIXO-VOS DUAS FRASES SOBRE AUTO-ESTIMA, PODE SER QUE TRAGAM LUZ A ESSAS MENTES CONFUSAS...
«Que estranho, onde quer que fixe os olhos,
vêem sempre as coisas do meu ponto de vista.»
Ashleigh Brilliant,
«Chega de falar de mim! Falemos de ti...
O que pensas de mim?»
Edward I. Koch
Presidente da Câmara de Nova Iorque, entrevista, 1987