terça-feira, março 31, 2009

GREVE DOS ENFERMEIROS

Utentes dos Serviços de Saúde:
Os Enfermeiros nos dias 2 e 3 de Abril de 2009, vão fazer greve.
Por favor não pensem que é porque não gostamos de trabalhar... Que não temos respeito pelos doentes que estão a sofrer... Enfim que somos maus enfermeiros porque fazemos greve.
Por favor tentem entender o nosso ponto de vista.
Antigamente os enfermeiros eram poucos para muito trabalho, mas a nossa profissão recebia da sociedade e dos nossos governantes um reconhecimento pelo trabalho que se fazia, a profissão evoluiu aos poucos, começámos a estudar para cuidar das pessoas com mais qualidade, começámos a tentar fazer mais e melhor. Já não éramos só os ajudantes do Sr. Doutor, e quem dava injecções! Passámos a cuidar de cada doente como único, a saber a história do doente para perceber os seus medos... Começámos a recolher informações em cada conversa com o doente que encaminhava ao médico, à assistente social, à família...
O Enfermeiro passou nos seus turnos a servir de apoio ao médico e a toda a equipa de saúde do doente, queremos que o doente ao regressar a casa após um internamento, tenha melhores condições, que a familia consiga cuidar do seu familiar em convalescença, que cada familia se sinta apoiada nas suas dificuldades. Sobretudo queremos que os cuidados de enfermagem sejam mais humanos.
Mas se eu hoje perguntar a cada utente dos serviços de saúde, o que faz um enfermeiro...quase de certeza vou ouvir a mesma frase que ouvia há trinta anos atrás.
E o pior é que os nossos governantes também não reconhecem, nem distinguem a complexidade do exercicio da enfermagem. Querem cada vez mais enfermeiros a olhar para computadores e distanciados dos doentes, fácilmente reduzem o número de enfermeiros/serviço, independentemente dos cuidados que os doentes necessitam, porque as escalas de classificação de dependência dos doentes estão reduzidas a cuidados fisicos e não contabilizam o tempo necessário para dar apoio emocional a um doente a quem o cabelo cai depois de mais um ciclo de quimioterapia, ou a um pai que está a ver partir o seu filho, ou a uma mãe em pânico porque não sabe lidar com a diferença do seu filho ou a um idoso que desespera pelos familiares que não chegam, ou a um jovem que acorda do coma e não consegue mexer o seu corpo...
Desculpem, mas não consigo deixar de sentir revolta quando vejo a profissão que escolhi a ser desrespeitada por todos tão levianamente.
Os enfermeiros são os profissionais que estão convosco 24horas por dia!
Por vezes, independentemente da nossa vontade, levamos as vossas histórias no nosso pensamento para casa, nas férias telefonamos para o serviço e é impossível não nos lembrarmos de perguntar por vocês!
Eu vejo a minha profissão como um grupo de gente que cuida de gente e que desespera por alguém que cuide deles!
Se não fizermos greve agora, o enfermeiro vai deixar de sentir motivação para investir na carreira, porque para ser reconhecido na nova competência adquirida, vai demorar muitos anos, muitos concursos, muitas provas... Tudo isto porque fica mais barato!
Será que a próxima medida será pagar aos médicos especialistas os mesmo que pagam a um médico sem especialidade?
Espero, caros Utentes que entendam e respeitem a nossa luta!
Obrigado!